sábado, 5 de dezembro de 2009


O capitalismo visa estimular o consumismo nos cidadãos. Ao destruir o socialismo soviético, esse sistema não tinha mais contra quem lutar, pois todos consumiam e produziam então, que o façam em maior escala. Foi então que surgiu a crise da superprodução e a necessidade de consumir mais e mais.
O sistema capitalista nos faz acreditar que podemos ter tudo, contanto que paguemos por isso. Para comprar, usamos o capital que recebemos por nosso trabalho. O problema é que produzimos X coisas por minuto e conseguimos comprar as mesma x coisas com o salário de um mês.
Como o dinheiro traz felicidade se ele nos limita e nos faz julgar pela quantidade de capital obtido? Que felicidade é essa que resulta em diferença social?
Estamos em uma sociedade, grupo de pessoas que vive em conjunto e nos importamos com nossa produção, nosso dinheiro e nossas compras. O termo "sociedade capitalista" é antagônico, é impossivel viver em uma sociedade que cada um pensa apenas em si.
Essa ilusão de felicidade nos faz procurar mais dinheiro e esquecer o próximo, nos faz cobrar um pouco de açúcar que o vizinho pede emprestado. E esse estímulo consumista vai nos levar ao apocalipse. É preciso o desapego das inúteis coisas materiais, e o maior pensamento nos companheiros, para buscar uma felicidade homogênea na nação e no mundo.

domingo, 29 de novembro de 2009

Enquanto pensava no passado, sentia o sol se distanciando, até que as gotas daquela triste chuva acanhada tocaram minha pele. Pareciam lágrimas de saudade, a mesma saudade que aperta meu peito e me tira as noites de sono.
Por um momento senti como se estivesse sendo aparada pela natureza em um abraço consolador.
Meus olhos tentaram imitar o céu, mas já não há mais água no meu mundo, e por ele não ser mais azul, o Sol me abandonou. Estou presa em um deserto frio, trancada dentro de mim.

Escrito em: 28/11/2009 ás 18:14h